quinta-feira, 14 de março de 2013

Meu Guri

Chico Buarque

Quando, seu moço, nasceu meu rebento
não era o momento dele rebentar,
já foi nascendo com cara de fome
e eu não tinha nem nome pra lhe dar.
Como fui levando, não sei lhe explicar
fui assim levando, ele a me levar,
e, na sua meninice, ele um dia me disse
que chegava lá. Olha aí, olha aí...
Olha aí, ai o meu guri, olha aí
Olha aí, é o meu guri. E ele chega.

Chega suado e veloz do batente
e traz sempre um presente pra me encabular.
Tanta corrente de ouro, seu moço,
que haja pescoço pra enfiar!
Me trouxe uma bolsa, já com tudo dentro,
chave, caderneta, terço e patuá,
um lenço e uma penca de documento
pra finalmente eu me identificar, olha aí...
........................................................................
Chega estampado, manchete, retrato
com venda nos olhos, legenda e as iniciais.
Eu não entendo essa gente, seu moço,
fazendo alvoroço demais.
O guri no mato acho que tá rindo,
acho que tá lindo de papo pro ar.
Desde o começo eu não disse, seu moço?
Ele disse que chegava lá! Olha aí, olha aí...
Olha aí, ai o meu guri, olha aí
Olha aí, é o meu guri...

BUARQUE, Chico. Almanaque,CD 5 10 010-2, PolyGram, 1993.


TEXTO IV

MUDANÇA

            Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da caatinga rala.
            Arrastaram-se para lá, devagar, sinhá Vitória com o filho mais novo escachado no quarto e o baú de folha na cabeça, Fabiano sombrio, cambaio, o aió a tiracolo, a cuia pendurada numa correia presa ao cinturão, a espingarda de pederneira no ombro. O menino mais velho e a cachorra Baleia iam atrás.
            Os juazeiros aproximaram-se, recuaram, sumiram-se. O menino mais velho pôs-se a chorar, sentou-se no chão.
            - Anda, condenado do diabo, gritou-lhe o pai.
            Não obtendo resultado, fustigou-o com a bainha da faca de ponta. Mas o pequeno esperneou acuado, depois sossegou, deitou-se, fechou os olhos. Fabiano ainda lhe deu algumas pancadas e esperou que ele se levantasse. Como isto não acontecesse, espiou os quatro cantos, zangado, praguejando baixo.

RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 64ª ed.,Rio de Janeiro, Ed. Record, 1993, p, 9.



1. (Unesp)  Um confronto entre a charge de Henfil e a letra de Chico Buarque (1944 -) revela algumas coincidências. Observe atentamente o menino, na charge, e as características do personagem "Meu Guri", no poema-canção e, a seguir, indique:


a) Uma característica comum a esses personagens.
b) Os diferentes e lamentáveis desenlaces de suas histórias pessoais.
  
2. (Unesp) 
Comparando-se a charge, "Meu Guri" e o fragmento de "Vidas Secas", percebe-se que, entre outras afinidades, há uma fundamental: a identidade daquelas crianças. Em vista deste comentário, responda:

a) Que afinidades se verificam com relação à nomeação das crianças?
b) Cite e interprete o verso de Chico Buarque que, explicitamente, relaciona a questão da miséria com a da nomeação.
  
3. (Unesp)  A charge de Henfil (Henrique de Souza Filho, 1944/1988), publicada em 1977, aborda a questão da incivilizada distribuição de renda no Brasil, como causa principal da pobreza absoluta, a empurrar crianças ao desamparo das ruas, à falta de horizontes, à delinquência. Com admirável talento e criatividade, o autor impregna de ironia o discurso de um dos personagens, por meio de um jogo entre as expressões "autor material" e "autor intelectual". Observe atentamente o quadrinho que lhe apresentamos e responda:


a) De acordo com a charge, interprete o significado possível da expressão "autor intelectual".
b) Cite um elemento do plano visual da charge que caracteriza a hierarquia ou relação de poder entre os personagens em cena.

  

10 comentários:

  1. 1. A) Os dois personagens fazem parte da classe baixa, com condições de vida ruins.
    B) O guri não tinha um trabalho assalariado, ele vivia de "bicos" que arrumava, já o personagem da tirinha, tinha um trabalho assalariado, portanto, não era o suficiente para ele sobreviver, por isso ele roubava.

    2. A) As crianças da música "meu guri" e do fragmento de "Vidas Secas" não tinham nome.. A primeira, era chamada de "meu guri" e a segunda de "menino mais velho", respectivamente.
    B) Chico Buarque relaciona o fato de que são tão pobres, que não tem nada, nem o que comer, e nem ao menos um nome para dar ao filho.

    3. A) A expressão "autor intelectual" foi usada para designar o trabalho assalariado, que por mais humilde que seja, tem a recompensa e tem o seu esforço.
    B) Um elemento visual que está bem claro é o tamanho das personagens. O homem que está sendo preso está de tamanho bem menor do que o guarda que está prendendo-o, dando uma ideia de inferioridade.

    Isabella Carvalho 3RB

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  2. 1.A- Uma característica comum a esses personagens é a pobreza, com uma péssima qualidade de vida.
    B-Os diferentes e lamentáveis desenlaces é que o personagem de Chico Buarque acaba sendo assassinado, enquanto o personagem de Henfil é apenas preso.

    2.A- As afinidades com relação ao nome das crianças, é que nenhuma delas é chamada pelo seu próprio nome.
    B- O verso é: "E eu não tinha nem nome pra lhe dar". Se a mãe não tinha condições nem estrutura para engravidar, portanto ela não iria pensar nesse assunto, por isso não pensou em um nome.

    3.A- O significado da expressão "autor intelectual" representa o trabalhador, enquanto o "autor material" é a pessoa pobre.
    B- A hierarquia é demonstrada quando o autor cria tamanhos diferentes para os personagens, colocando o "autor material" bem menor em relação ao que o prendeu.

    Vanessa Armigliato 3RB

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  3. Sofia 2RB

    1.a) Ambos os personagens da charge e da música cometem crimes por causa da pobreza a que foram submetidos.
    b) O personagem da charge é preso, sendo este seu lamentável desenlace. Já o garoto que protagonista a música tem como fim a morte, noticiada em um jornal, de forma a dar-lhe a notoriedade que ele tanto dizia à mãe que, um dia, teria.

    2.a) Tanto o guri de “Meu Guri” quanto os dois filhos de Sinhá Vitória e Fabiano em “Vidas Secas” não tem seus nomes descritos pois representam todo um grupo de crianças que crescem sem voz, sem comida, sem educação e que só são notadas quando seus nomes aparecem em alguma tragédia de jornal.
    b)”e eu não tinha nem nome pra lhe dar.” é o verso da canção de Chico Buarque que apresenta a questão da nomeação de forma explicita e, juntamente com o verso que o antecede, “já foi nascendo com cara de fome”, visa enfatizar que antes mesmo de ter o um nome, uma identidade, a criança tem fome. Como o nome é algo dado de um homem a outro (geralmente) e a fome é um instinto animal, também pode-se afirmar que o bebê que tem fome antes de ter nome é mais animal que homem (tópico amplamente abordado em “Vidas Secas”).

    3.a) De acordo com o contexto da charge, o “autor intelectual” é o culpado, indiretamente, pelo crime cometido pelo personagem a esquerda do policial. O salário mínimo (apresentado como “autor intelectual” do crime) é tão baixo que causa uma pobreza insustentável na vida do personagem, forçando-o a entrar no mundo do crime.
    b) O tamanho das figuras apresentadas na charge apresenta as relações de poder hierárquicas entre elas. O policial, que detém grande poder e está acima na hierarquia, é grande e gordo enquanto que o criminoso é magro e pequeno (cerca da metade do tamanho do outro) por ter muito pouco poder, se tanto.

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  4. 1.
    a) Uma característica comum entre os dois personagens, é a de que eles são da classe baixa, com uma qualidade de vida ruim.
    b) No texto "Meu Guri" de Chico Buarque, a personagem acaba sendo assassinada. E na charge o personagem é preso por roubar, pois o salario não da conta de suas necessidades.

    2.
    a) A afinidade é que nem o personagem de "Meu Guri" e nem o de "Vidas Secas" são chamados pelo nome.
    b) O verso que em que fica explicito a ideia de miséria é: "e eu não tinha nem nome pra lhe dar.". Isso significa que ele não tinha condições de criar o filho bem.

    3.
    a) A expressão "autor intelectual" representa o trabalhador, e a expressão "autor material" presenta o dinheiro, o salario minimo.
    b) A hierarquia da charge se da pelo tamanho dos personagens.

    Vitor Queiroz 2RB

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  5. Rafael Vasconcelos: Nº 32, 3ºRA

    1.a) Uma característica comum entre esses dois personagens é que os dois pertencem à classe baixa e passarem fome. Devido aos aspectos físicos das personagens descritos na imagem ou no texto.
    b) O Guri do texto "Meu Guri" foi assassinado, já a personagem da charge foi preso.
    2. a) As afinidades quanto à nomeação das crianças é que as duas não são identificadas com nomes próprios.
    b) O Verso que explicita a miséria e a relaciona com a nomeação é: "e eu não tinha nem nome pra lhe dar". Onde devido à pobreza, não há nada para dar ao filho, nem mesmo um nome.
    3. a) O Autor intelectual é o verdadeiro causador do "crime", sendo este o Salário Mínimo, que faz com que as crianças (o autor material) recorra à assaltos e crimes.
    b) O Principal elemento visual da charge que caracteriza a hierarquia entre as personagens é o tamanho entre elas.

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  6. 1-a) A característica comum entre esses personagens é a pobreza.
    b) A diferença de suas histórias é que o personagem de "Meu Guri" é assassinado e o da charge foi preso.

    2-a) Nenhuma das crianças apresentadas foram identificadas pelo seu próprio nome. Na música foi chamada de "meu guri", no livro foi chamada de "o menino mais velho" e na charge, de "autor material do crime".
    b) O verso "E eu não tinha nem nome pra lhe dar" mostra a miséria. Os pais eram tão pobres que não tinham como prover nada ao filho, nem sequer um nome.

    3- a) A expressão "autor intelectual" se refere ao salário mínimo que seria a causa do crime cometido pelo garoto, que com o dinheiro que recebe não pode se sustentar e acaba na criminalidade.
    b) O homem que telefona (provavelmente um oficial de justiça) é grande, gordo e branco enquanto o menino é pequeno, magro e negro, estabelecendo assim uma relação de superioridade entre eles.

    Beatriz Carrilho Tomaz - 3RA - nº 3

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  7. 1)a)A característica comum entre as personagens está ligado ao poder aquisitivo, ambos são pobres.
    b)A História do "Meu Guri" dá a entender que o personagem foi preso e morto, já na tirinha o personagem só foi preso.

    2)a) Da mesma maneira, em ambos os textos, eles não tinham como nomear os pequenos. Não tinham nomes para dar aos mesmos.
    b)"...Fabiano sombrio, cambaio, o aió a tiracolo, a cuia pendurada numa correia presa ao cinturão, a espingarda de pederneira no ombro. O menino mais velho e a cachorra Baleia iam atrás." Não tinha como comprar malas e deveriam levar tudo junto ao corpo.

    3)a)Autor Intelectual é o motivo do roubo feito pelo garoto, outros o possuem (trabalhadores) e estes autores materiais o roubam.
    b)O modo que foi desenhado o garoto e quem o prendeu.

    Luis Eduardo 3ºRA n:21

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  8. 1. A) Os dois personagens tem em comum é que são pobres e vivem na pobreza e que roubam para viver.
    B) O guri morre com um tiro no mato e o personagem de Henfil é apenas preso.

    2. A) As crianças em ''meu guri'' não tem nome como no livro litarário apenas apelido.
    B) ''e eu não tinha nem nome pra lhe dar."Significa que o autor não tem como criar seu filho nem com comida,amor e muito menos um nome.

    3. A) A expressão "autor intelectual" foi usada para que o policial quera receber salário para prender os ''autores materiais''.
    B) O jeito que são desenhada as personagens faz um retrato do que os homens que são preso significam na sociedade,inferiores.

    Gregory Silva 3ºRA

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  9. 1. A) Os personagens tem como característica comum a pobreza e a fome
    B) O guri, no poema de Chico Buarque é assassinado, e o personagem de Henfil é preso pela polícia.

    2. A)Nenhum dos personagens são chamados pelo nome, mas por "guri" ou "filho mais novo", "menino mais velho"...
    B)O verso que pode ser percebido a relação da miséria com a falta de nome é "e eu não tinha nem nome pra lhe dar", pois o sujeito era tão miserável que não podia dar nada ao garoto, nem um nome.

    3. A) A expressão "autor intelectual" se refere ao motivo do menino ser o autor material, pois quem causa essa reação do garoto é o salário mínimo.
    B)As vestimentas das personagens caracterizam que o garoto é inferior que o rapaz que o está detendo.

    Victor Oliva 3°RA, número 36.

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  10. 1) a) Ambos os personagens possuem características de pertencer uma classe social baixa.
    b) O Guri da história de Chico Buarque morreu, já o personagem da tirinha foi preso.

    2) a) A afinidade em relação aos nomes dos personagens da música de Chico Buarque e o treco de Vidas Secas é que eles não foram nomeados, sendo chamados de "meu guri" e "menino mis velho".
    b) O verso de Chico Buarque que relaciona a miséria com a nomeação é "e eu não tinha nem nome pra lhe dar." onde mostra que, pelo fato de ser pobre, a mãe não tinha condições de ter um filho, e nem mesmo dar um nome.

    3) a) Na charge, "autor intelectual" se refere ao salário mínimo, que não é o suficiente para sustentar o garoto, o que resultou na criminalidade para conseguir mais dinheiro.
    b) A relação de poder entre as personagens é mostrada pelo tamanho em que são representadas. Sendo o "autor material" pequeno e o homem que está o denunciando é grande.

    Alex Sasson - número 1 - 3RA

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